Antecipadamente é preciso dizer o que é o aparelho de BiPAP. Então, BiPAP é uma sigla em inglês que significa, pressão positiva nas vias aéreas em dois níveis. Também conhecido por outro termo que é o VPAP, por questões de registro de patente.

Como o CPAP, o BiPAP se enquadra na categoria de equipamentos de Ventilação Não Invasiva, termo que ficou bem conhecido neste período de pandemia. As pressões ofertadas pelo aparelho de BiPAP, se chamam IPAP (pressão inspiratória) e EPAP (pressão expiratória).

O aparelho de BiPAP pode ser usado no tratamento de doenças como a apneia obstrutiva do sono. Nesse sentido, ele é usado para indivíduos que precisem usar altos níveis de pressão, o que o BiPAP ajuda garantindo mais conforto com seus dois níveis pressóricos.

Doenças onde o paciente precisa de auxílio na respiração, ou seja, precisa ventilar o pulmão, o BiPAP pode ser usado como ventilação não invasiva, auxiliando o paciente a respirar. Então, o BiPAP auxilia tanto na desobstrução das vias aéreas (no caso da apneia), quanto na ventilação pulmonar (casos de doenças pulmonares crônicas).

Tipos de BiPAP

Existem diferentes tipos de BiPAP, que podem ser aplicados também em diferentes doenças com diferentes objetivos. Eles podem apenas ventilar o paciente, a garantir um volume adequado e no caso da apneia dar mais conforto em pressões mais altas.

BiPAP Automático

Sobretudo para o tratamento da apneia do sono, o BiPAP automático possui a função que como o nome já diz, que se auto ajusta à necessidade pressórica do paciente. Então, ele é indicado para pacientes que usam pressões de tratamento acima de 14 cmH2O, garantindo o conforto através dos seus dois níveis de pressão. Ao mesmo tempo, ele pode auxiliar em pacientes que têm dificuldades de gerar volume de ar nos pulmões, seja por doenças pulmonares crônicas ou obesidade. Este equipamento vai auxiliar os músculos respiratórios a enviarem ar aos pulmões ajudando assim nas trocas gasosas.

BiPAP com frequência respiratória

Analogamente ao BiPAP automático, o BiPAP com frequência respiratória auxilia na geração de volume de ar nos pulmões. No entanto, este tipo de equipamento tem mais indicação para pacientes com perda do impulso respiratório (drive). Estes pacientes perdem a capacidade total ou parcialmente de dar o comando aos músculos respiratórios para respirar, neste caso ativa-se a função de frequência respiratória, onde o aparelho literalmente respira pelo paciente quando ele se “esquece” de respirar. É muito usado em doenças neurológicas ou em pacientes crônicos acamados.

BiPAP AVAPS ou volume garantido

Este modelo de BiPAP tem como principal objetivo garantir o volume de ar enviado para o paciente, impedindo assim que se tenha uma hipoventilação. O termo AVAPS é um nome patenteado por um fabricante, hoje diversas marcas de BiPAP têm o volume garantido como uma de suas funções, cada marca de BiPAP (BMC, YUWELL, RESMED e PHILIPS) dão um nome diferente à esta função.

BiPAP SV ou servo ventilado

São equipamentos desenvolvidos para tratar a apneia do sono complexa, pouco usados, principalmente devido ao seu alto custo, os aparelhos servo ventilados têm pouco uso e são geralmente substituídos por BiPAPs com frequência respiratória.

Conheça nossos produtos: Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *