O ronco, bastante citado em piadas de bar ou em reuniões de família, sabemos hoje que ele é mais que um problema social. Ele pode ser o sinal de doenças graves, ou ele por se só pode causar problemas sérios à saúde. Por isso, deve ser investigado e tratado.
Antes de mais nada, o ronco por se só é considerado uma das doenças do sono, roncar é sinal de que algo não está indo bem. Então, ele é uma etapa antes da apneia, é sinal de que as vias aéreas começaram a se fechar. O ronco não só prejudica o roncador, mas também o companheiro(a) que dorme ao lado. Em alguns casos mais graves até no quarto ao lado.
Estudos mostram alterações cardiovasculares em indivíduos roncadores. Crianças que roncam podem ter perdas de aprendizado na escola e até perdas cognitivas, quando associado a apneia do sono. Indivíduos que roncam devem procurar um médico para investigar se possuem alguma doença associada, como a apneia do sono.
O ronco acontece devido a vibração das estruturas moles nas vias aéreas superiores. Então, esta vibração ocorre quando o ar passa por estas estruturas que estão obstruindo parcialmente a sua entrada nas vias aéreas.
Principais Causas do Ronco
Então, vários são os motivos que podem desenvolver o ronco nas pessoas:
- Idade: A medida que as pessoas envelhecem, vão perdendo a capacidade de sustentação das estruturas moles nas vias aéreas superiores, o que causa uma queda destas estruturas na passagem de ar.
- Fumo: O fumo pode causar inflamação na passagem de ar e perda da elasticidade dos músculos localizados nela, podendo colaborar com o ronco.
- Ganho de peso: o acúmulo de gordura na região do pescoço pode pressionar ainda mais as estruturas moles sobre a passagem de ar.
- Álcool: O álcool é um depressor do sistema nervoso central, ele pode causar um relaxamento excessivo dos músculos das vias aéreas superiores.
Ou seja, vários são os fatores que podem causar o ronco, existem ainda mais além dos supracitados, o importante é ter consciência que hábitos de via saudáveis também impactam na melhora do ronco.
Tratamento
Antes de mais nada, hábitos de vida saudáveis podem sim, melhorar o ronco. Perder peso, parar de fumar, realizar atividades físicas e uma alimentação adequada são fundamentais. Quando vem associado à noites de sono mal dormidas, deve-se suspeitar de apneia do sono associada. Todo ronco deve ser investigado e tratado.
Pode ser tratado de diversas formas, o aparelho intra oral quando bem avaliado, pode ser útil, alguns casos podem ser resolvidos com cirurgias e o uso do CPAP que é o padrão ouro para tratar o ronco e a apneia do sono.
Caso você tenha sido diagnosticado com apneia do sono ou ronca e o seu médico indicou o tratamento com o CPAP, venha para a TR Médico, nós temos os melhores equipamentos do mercado.