A princípio, em 1978 a Organização Mundial de Saúde (OMS), definiu a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), como sendo: “uma doença arterial crônica, caracterizada pela elevação da pressão arterial sistólica e/ou diastólica.” Então, a hipertensão é muitas vezes associada à idade, excesso de peso e também de forma genética. Hoje em dia sabe-se também que a apneia do sono tem influência direta no controle da pressão arterial.

Identificou-se que indivíduos com HAS resistente ao uso de medicações, ou seja, pessoas que usam mais de 3 drogas para controle da pressão arterial, têm alta probabilidade de ter apneia do sono. Nesse sentido, tratar a apneia do sono tem sido uma das formas de ajudar no controle da pressão arterial.

Hipertensão e Apneia do sono

A apneia obstrutiva do sono, se caracteriza por paradas respiratórias durante a noite de sono. Estas paradas respiratórias são ocasionadas pela queda das estruturas moles das vias aéreas superiores na passagem de ar, podendo obstruir parcial (Hipopneia) ou totalmente (apneia) a respiração. Durante as paradas respiratórias, há uma queda brusca no percentual de oxigênio do sangue, esta queda na oxigenação, faz o cérebro liberar substâncias estressoras no organismo, podendo causar o aumento da pressão arterial.

Então, a apneia do sono afeta o corpo como um todo e o sistema cardiovascular, junto com o sistema nervoso central são os mais atingidos. Além de coração e cérebro, a apneia do sono pode causar problemas metabólicos, cefaleia e outros.

Recentemente foi publicado artigo científico com estudo de caso, mostrando um paciente com hipertensão resistente e que foi diagnosticado com apneia do sono. Este paciente foi tratado com a terapia de pressão positiva, CPAP. Após reverter a apneia com o uso do CPAP ele teve a sua pressão arterial controlada.

Tratamento da apneia do sono com CPAP

Nesse sentido, o uso do CPAP é o padrão ouro para o tratamento da apneia do sono. Então, o termo CPAP (sigla em inglês) significa, Pressão Positiva nas Vias Aéreas Superiores. Através de uma interface (máscara) colocada no rosto do paciente, o aparelho joga uma pressão de ar, que desobstrui a via aérea, empurrando as estruturas moles e impedindo que elas caiam na passagem de ar.

Apneia do Sono e CPAP

Sendo assim, quando se aplica o CPAP no paciente ocorre a correção da apneia do sono, fazendo com que todos os sintomas sejam eliminados.

Então, a TR – Médico possui as melhores marcas de CPAP e máscaras do mercado, além disso, temos o melhor acompanhamento para que você tenha uma noite tranquila.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *