Apneia do sono, CPAP e quedas

Entenda por que a quedas em idosos e apneia do sono têm relação fundamental.

Primeiramente, é importante saber que as quedas em idosos são dos mais importantes fatores que levam à incapacidade ou morte. Em 2018 foram registradas até 12 mil internações devido a quedas em pessoas com mais de 60 anos.

Estima-se que um terço das pessoas com mais de 65 anos que vivem em comunidades caem ao menos uma vez ao ano. No entanto, as quedas são mais comuns no sexo feminino, principalmente devido as alterações hormonais da menopausa. Para se ter uma noção da importância das quedas em idosos na saúde pública, entre 2000 e 2020, foram gastos R$ 2.315.395.702,75, com internações por quedas em idosos.

A fratura de colo de fêmur tem sido a principal causa de limitações ao leito e mortes nas quedas em idosos. Devido à dificuldade de reabilitação no idoso, muitos entram em depressão ou voltam a andar com muita dificuldade. Além disso, o risco de trombose que pode ser fatal é muito alto devido ao tempo acamado e à restrição de movimentos.

E a Apneia do sono ?

Mas, o que as quedas têm a ver com a apneia do sono ? Tudo a ver, na verdade hoje se sabe, após vários estudos, que a queda a apneia do sono pode afetar além do já sabido sistema cardiovascular, o cérebro e diversas partes que nele são responsáveis pelo equilíbrio e sensibilidade dos membros inferiores. Além disso, sabemos que a apneia do sono pode afetar inclusive a acuidade visual e os olhos são extremamente importantes na manutenção do equilíbrio. Quer fazer um teste ? Feche os e tente ficar em um pé só, agora abra e tente o mesmo, bem mais fácil né ? Eles nos dão a percepção de espaço.

Na verdade a apneia do sono vem seguida de episódios de queda na oxigenação do sangue e são estes episódios, também chamados de dessaturação que causam lesões graves nas funções do cérebro. Por outro lado, a apneia do sono e a dessaturação causada por ela, geram interrupção nas etapas do sono, estas paradas respiratórias impedem os estados profundos do sono. Quando não se aprofunda o sono tem-se como consequência, a perda de memória, dificuldade no cognitivo e irritação.

Qual a solução ?

Então, o tratamento para a apneia do sono padrão ouro é o uso do CPAP com máscara nasal, deve ser indicado após um exame de polissonografia ou após o diagnóstico feito em clínica de especialista na área. O tratamento da apneia do sono com o CPAP é importante não só para a melhora do equilíbrio, mas para reduzir os riscos de AVE ou derrame popularmente chamado e infarto.

Outras formas de prevenção de quedas são os ajustes ergonômicos para o lar do idoso, são eles:

Sendo assim, venha para a TR e conheça os modelos de CPAP e Máscara: Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *