Antecipadamente é importante lembrar que o sono já se sabe há algumas décadas, é fator fundamental para o bom funcionamento do corpo, seja na esfera psíquica ou física. “Não existe um só órgão ou parte do corpo que não seja influenciada pelo sono”, frase dita por Mattew Walker pesquisador e escritor, que é reafirmada em todo o mundo por profissionais de saúde e pesquisadores. Ou seja, o sono é o responsável por manter o sistema cardiovascular, sistema nervoso e é um importante regulador do apetite.

Sono e a Obesidade

Antes de mais nada, vamos falar sobre os hormônios reguladores do apetite. A Grelina e Leptina são os hormônios do apetite, eles são os principais reguladores do corpo e dizem quando é hora de comer e quando estamos saciados.

A Leptina é o hormônio da saciedade, e a Grelina que é o hormônio responsável pela fome, se encontram alterados em pessoas com privação do sono causada pela apneia do sono. A privação do sono causa uma redução do hormônio Leptina responsável pela saciedade e aumento na Grelina que é a responsável pela vontade de ingerir alimentos.

Estudos apontam uma relação inversa entre obesidade e tempo de sono, ou seja quanto maior o IMC, menor o tempo dormindo. Outro estudo realizado por Spiegel e colaboradores, mostrou um aumento de 28% na Grelina e redução de 18% na Leptina em indivíduos privados de sono.

A Síndrome da apneia obstrutiva do sono é a principal doença do sono associada à obesidade, sendo os indivíduos obesos os que têm maior chance de desenvolvê-la. Além disso, a indisposição para iniciar o dia é outro fator para ganho de peso, indivíduos com apneia do sono não têm disposição para realizar atividades físicas sendo normalmente sedentários.

O CPAP

Entretanto, há tratamento para a apneia do sono, o uso da pressão positiva para tratar a apneia é o padrão ouro no tratamento. Sendo assim o CPAP é o mais indicado e garante a correção total enquanto em uso. Em indivíduos obesos que têm problemas ventilatórios, ou seja, dificuldade para gerar ar nos pulmões, nestes indivíduos as vezes é preciso usar o BiPAP. Estes aparelhos geram pressão positiva que expandem a via aérea e ajudam a respirar.

Você Ronca ? Clique Aqui!

TR – Médico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *